Tremor no Sul da Espanha

Tremor no Sul da Espanha

Ao menos 10 mortos em terremoto no sudeste da Espanha


"Confirmamos dez mortos como consequência do terremoto de Lorca", indicou o governo em uma mensagem no site de microblogs Twitter

11.05.2011| 17:34

Ao menos 10 pessoas morreram como consequência do terremoto de 5,1 graus de magnitude que atingiu na tarde desta quarta-feira, 11, a localidade de Lorca (Murcia, sudeste da Espanha), segundo um novo balanço anunciado pelo governo espanhol.

"Confirmamos dez mortos como consequência do terremoto de Lorca", indicou o governo em uma mensagem no site de microblogs Twitter.

Pouco antes, o balanço informava sobre sete vítimas fatais.

O terremoto ocorreu às 18H47 local (13H47 de Brasília), apenas duas horas após um pequeno tremor de 4,4 graus de magnitude atingir o mesmo local, às 15H05 (10H05 de Brasília), segundo o serviço sismológico espanhol.

O epicentro situou-se a 4 km de Lorca, localidade situada a cerca de 70 km da cidade de Murcia, indicou a rede de televisão pública espanhola.

Cerca de 10 mil pessoas foram desalojadas, de acordo com o governo.

O chefe do governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, ordenou a mobilização da Unidade Militar de Emergência (UME), criada para agir nas situações de catástrofes naturais.

"Em todos os locais da cidade houve danos", afirmou o prefeito de Lorca, Francisco Jodar, à rede de televisão pública espanhola, informando que foram evacuados um hospital e uma casa de idosos.

A rede de televisão pública mostrou imagens de escombros nas ruas, produzidos pela queda de cornijas e partes de muros, assim como os restos de um campanário, que também caiu como consequência do tremor.

"De repente, o chão começou a tremer, minha mãe chegou gritando para ficarmos embaixo dos portais", afirmou Emilio, de Murcia, à televisão pública espanhola.

"Todo o centro de Lorca foi atingido", acrescentou também à rádio pública o delegado do governo em Murcia, Rafael González Tovar.

Estou "morta de medo, isto é como um filme", declarou Virtudes, uma médica de Lorca, no site do El País. "Esperamos as réplicas", acrescentou.


O tremor chegou a ser sentido inclusive na capital da Espanha, embora não tenham sido reportados danos.

Rating: 2.2/5 (253 votos)




ONLINE
1